sábado, 24 de novembro de 2012

Pequenas doçuras

Ao longo da vida, tenho falado para diversos públicos, mais ou menos alargados, sobre os mais variados temas. Já falei em palestras, tribunais, exames, convívios,… Nunca porém havia tido uma assistência tão atenta, generosa, e doce como tive esta semana: um grupo de crianças de quatro anos!
A curiosidade ávida, a participação ativa, o desejo de aprender e partilhar saberes, a humildade de se admitir a ignorância, a generosidade de agradecer o que nos é oferecido, … Foi um banquete de ensinamentos e transmissão de valores, que me levou à conclusão de que tudo seria bem mais fácil, e o mundo um sítio melhor, se conseguíssemos manter as puras caraterísticas das crianças durante toda a vida.
Em homenagem àquelas pequenas doçuras, hoje o petisco serão salsichas com ovos e batatas fritas!
Os leitores ortoréxicos estarão já, certamente, arrepiados, mas peço-vos que me perdoem este guloso pecado, porque saber transgredir certas regras de vez em quando é tão importante como saber segui-las.
Um pedido de desculpas também àqueles leitores que esperavam encontrar aqui receitas gourmet muito elaboradas, daquelas que têm designações enormes, e em que desconhecemos o significado de metade dos nomes… Essa não é a minha cozinha!
Começo por ir fritando as batatas aos palitos, em óleo bem quente, para que fiquem estaladiças. Entretanto, à parte, vou fritando as salsichas num pouco de azeite quente e, por fim, preparo os ovos numa pequena frigideira antiaderente apenas untada com azeite.
Para completar o “pecado”, enfeito o prato com uma fatia de fiambre e outra de queijo!
Ah! Mas, pequenitos: isto só é para comer depois de saborear uma boa sopa de vegetais, e com a promessa de uma frutinha à sobremesa…

3 comentários:

  1. Ora grande verdade a transmitida neste post!
    E parece-me que o segredo da felicidade está mesmo aí: manter a ingenuidade e ilusões de criança, não obstante os «embates» que a vida vai oferecendo e perceber que existimos não para nos auto-satisfazer, mas para servir o bem público (nem que isso seja «apenas» contribuir para os melhores dias dos que nos rodeiam, que podem, ab initio, ser estranhos)...
    E as crianças, até na comida, demonstram que o mais simples é o mais saboroso e belo.
    Bom fim-de-semana. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Assinado: from London.

    ResponderEliminar

Obrigada por enriqueceres o meu petisco com as tuas deliciosas palavras...
Se, por qualquer motivo técnico, não conseguires publicar aqui o teu comentário, envia-o para petiscosdeletras@gmail.com