sábado, 25 de fevereiro de 2012

Para coelhinhos… (e não só!)

Esta semana há festa!
Gosto de preparar tudo ao pormenor: idealizar os sabores, juntá-los, imaginar os pratos coloridos prontos a irem para a mesa, e antecipar a satisfação dos comensais a experimentar cada iguaria…
Esta receita é bem alegre, saborosa e nutritiva: um delicioso rolo de cenoura!
Confesso que a pastelaria não é a minha área de eleição na cozinha, porque aprecio pouco os doces, mas vamos lá ver como sai…
Primeiro vou cozer as cenouras (terão ainda que escorrer bem antes de serem passadas). São fresquinhas, rijas e têm uma belíssima cor de laranja! – ou deverei dizer: cor de cenoura?
Vou separando e pesando os demais ingredientes. Confesso que sinto sempre uma pontinha de inveja dos cozinheiros da televisão que já têm sempre tudo previamente separado em bonitos recipientes e, na hora da verdade, só têm que juntá-los e deixar a magia dos sabores acontecer!
Junto as gemas, o açúcar e a raspa de uma casca de laranja às cenouras entretanto já passadas. Que aroma divinal! E que bonita mistura de tons de laranja e texturas: o puré de cenoura, as gemas, a perfumada raspa de laranja, o granulado do açúcar a querer dissolver-se nos ingredientes mais líquidos …
Bato um pouco a massa, como quem prepara o tom ideal numa paleta…
As nuvens de claras batidas à parte vão ser agora incorporadas na massa, lenta e alternadamente com a igualmente alva farinha com fermento.
Há que levar alguma pureza àquela mistura de cores de laranja vibrantes, para acalmar o espírito e tornar a massa mais leve ao paladar!
Coze em forno brando, num tabuleiro forrado com papel vegetal (para evitar surpresas na hora de desenformar!).
Chegou o momento fulcral: desenformo a massa sobre um pano húmido polvilhado com côco e açúcar (mais uma vez o branco para ocultar o tom luxuriante desta delícia!). Lentamente, com cuidado, enrolo a massa sobre si mesma, apertando-a suavemente.
Transfiro o rolo para um prato estreito e comprido e sorrio: amanhã estará ainda mais saboroso!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por enriqueceres o meu petisco com as tuas deliciosas palavras...
Se, por qualquer motivo técnico, não conseguires publicar aqui o teu comentário, envia-o para petiscosdeletras@gmail.com