sábado, 20 de outubro de 2012

Petisco bem à portuguesa

Leitores amigos, o petisco que estava a engendrar para hoje ficará para outro dia, pois preciso de partilhar convosco o manjar que foi o meu almoço!
A crise está aí, é impossível passar ao lado dela, mas tal não é necessariamente sinónimo de comer pior. Pelo contrário, poderá ser uma oportunidade de sermos consumidores mais conscientes, e levar-nos a adotar uma alimentação mais saudável.
Claro está que é bem mais simples ir à arca das refeições pré-confecionadas e tirar uma para o almoço, ou escolher alimentos pré-preparados, mas o preço – financeiro e para a saúde – será sempre mais alto que se, inteligentemente e sem medo de um pouco mais de trabalho, escolhermos os frescos da época e os ingredientes parcelares.
Palavras à parte, os meus jaquinzinhos fritos com arroz de feijão estavam de se lhe tirar o chapéu!
Comprei-os ontem, bem frescos, aproveitando uma promoção de uma grande superfície. De manhã, arranjei-os e temperei-os simplesmente com sal grosso.
Fui então aproveitar o sol com que este sábado nos abençoou, e ver o mar. (Comer bem também não é, de todo!, sinónimo de ser “escrava da cozinha”.)
De regresso a casa, enquanto o óleo para fritar os jaquinzinhos aquecia, descasquei um dente de alho e uma cebola e fiz um estrugido para o arroz. Juntei uma caixinha de feijão vermelho cozido que tinha no congelador, e voltei-me novamente para os pequenos carapaus.
Fui passando-os por farinha, para que não se colassem ao fritar, e comecei a mergulhá-los no óleo quente.
Entretanto, acrescentei água ao refogado de feijões e, quando levantou fervura, acrescentei o arroz.
Jaquinzinhos e arroz sincronizadamente prontos, passamos à degustação… Digo-vos: só sobraram as espinhas!
À sobremesa, uma boa fatia de melão casca de carvalho.
Quando se come assim, dá gosto ser português!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por enriqueceres o meu petisco com as tuas deliciosas palavras...
Se, por qualquer motivo técnico, não conseguires publicar aqui o teu comentário, envia-o para petiscosdeletras@gmail.com