sábado, 18 de agosto de 2012

O segredo...

Há receitas cujo segredo fica enterrado com o seu dono. Perde-se assim, para sempre, um sabor, um saber que podia ter sido partilhado e perdurar para além da vida…
O pão de ló da minha tia Guida é um desses exemplos; várias vezes a minha avó pediu à cunhada que lhe facultasse a bendita receita… mas nunca logrou obtê-la!
Eu tive mais sorte: esperei mais de um ano pela receita que quero hoje partilhar convosco, mas aqui a trago! E posso garantir, após várias experiências realizadas, que sai sempre bem.
É um rolo de carne recheado.
Começo por descascar alhos (na secreta esperança de que ninguém se aperceba da cacofonia!) e uma cebola. Alouro-os em azeite e, enquanto isso, embebo o miolo de um pão seco em dois tomates maduros, bem vermelhinhos, passados.
Pico a carne juntamente com um bom naco de chouriço de colorau, e coloco o picado numa taça. Acrescento o estrugido e o miolo de pão, e tempero generosamente com variados tons e sabores: sal, pimentas branca e preta, salsa, orégãos, noz moscada, …
Ligo tudo com uma gema de ovo.
Deito o preparado sobre uma folha de papel vegetal e dou-lhe a forma de um retângulo. Coloco fatias de queijo e fiambre por cima e, cuidadosamente, enrolo o retângulo sobre si mesmo.
O mais difícil da operação é o final: a passagem do rolo da bancada para a assadeira… Boa sorte!
Por cima do rolo, espalho ramos de tomilho o que, além de um bom sabor, dá um ar exótico ao assado!
Acompanho com batatas assadas com azeite e colorau, pimentos coloridos e outras saladas variadas, numa explosão de cores e sabores!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por enriqueceres o meu petisco com as tuas deliciosas palavras...
Se, por qualquer motivo técnico, não conseguires publicar aqui o teu comentário, envia-o para petiscosdeletras@gmail.com