sábado, 7 de julho de 2012

Um toque de magia

A diversidade é algo que me fascina. Ultrapassa-me completamente que possa haver racismo, pois, se fossemos todos iguais, o mundo seria uma monótona salada de uma só fruta!
A diversidade existe não só entre raças como também entre cada um de nós e, por inerência, na forma como cozinhamos!
Para mim, cozinhar é uma forma de expressão, daí fazer questão de imprimir o meu cunho pessoal no que faço, e as minhas receitas serem mais “sugestões” que um manual a seguir exaustivamente.
Hoje vou-vos contar como uma pequena inovação que introduzi num banal paté caseiro de atum foi um sucesso! O paté era a minha contribuição para um convívio de amigos, por isso a responsabilidade era grande!
Comecei por picar uma cebola grande, seguida de um dente de alho (consumir estes ingredientes em cru é muito saudável!). Usei a picadora elétrica, para que ficassem bem desfeitos, pois o paté iria ser consumido também por crianças que poderiam estranhar a textura dos pedaços da cebola, mas se o fizesse só para adultos deixaria propositadamente que se notasse a cebola.
Piquei também atum em lata (podem utilizá-lo ao natural, para ser mais “light”) e fui juntando tudo numa taça.
Seguiu-se uma generosa quantidade de salsa fresca (biológica!) bem verdinha e aromática, também picada.
Envolvi os ingredientes com maionese já pronta e chegou então o meu momento criativo! Procurando conter-me – pensando nas crianças –, olhei para os meus frascos de especiarias e procurei inspiração. Resolvi colocar um pouco de pimenta preta e noz moscada. Nem coloquei sal, pois a conserva de atum já o tem em abundância.
Estas especiarias, a par do alho, conferiram ao paté um ligeiro travo picante e exótico!
Todos elogiaram!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por enriqueceres o meu petisco com as tuas deliciosas palavras...
Se, por qualquer motivo técnico, não conseguires publicar aqui o teu comentário, envia-o para petiscosdeletras@gmail.com