sábado, 28 de julho de 2012

Qualquer coisa à Brás

Os meus mais fiéis leitores já terão percebido que gosto de cozinhar coisas simples, rápidas e deliciosas. De uma maneira geral, aliás, aprecio as coisas simples e pragmáticas; é a minha filosofia de vida.
A vida passa tão rapidamente, e tem tantas coisas boas para experimentarmos, que se perdemos tempo com banalidades e coisas complicadas, desperdiçamos aquilo que temos de mais valioso!
Tendo em casa um pacote de batata palha e ovos, está o petisco garantido, com “qualquer coisa” à Brás. Normalmente, utilizo bacalhau, mas também gosto bastante da versão vegetariana com alho francês, e da especial “miúdos”: salsichas à Brás! Já provei estas três variedades, mas parece-me que há um sem fim de “coisas” à Brás que podemos experimentar: camarão, frango, espinafres e cogumelos… Deixem a criatividade guiar-vos!
Como “base” comum, faço sempre um bom estrugido com azeite, muita cebola e dentes alho bem picadinhos, aos quais junto posteriormente um pouco de cenoura ralada, para dar cor e alegria ao prato. Acrescento depois o ingrediente (chamemos-lhe) principal, que deixo estufar sem pressas, mais ou menos consoante a sua natureza.
Entretanto, bato os ovos com um pouco de pimenta branca. O sal não entra aqui, porque as batatas já o têm com fartura!
Quando o estufado está macio, junto os ovos batidos e vou mexendo, para que não se colem ao fundo do tacho. A seguir é a vez da batata palha entrar em cena – digo: no tacho!
Por fim, um toque de esperança com muita salsa picada, e mais alegria e cor com azeitonas pretas e brancas!
E o tempo que poupámos na cozinha reverte para o nosso bem-estar...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por enriqueceres o meu petisco com as tuas deliciosas palavras...
Se, por qualquer motivo técnico, não conseguires publicar aqui o teu comentário, envia-o para petiscosdeletras@gmail.com