sábado, 16 de junho de 2012

Paleta colorida

Hoje o que vos trago não é bem uma receita. É mais uma pintura abstrata, criada com uma paleta de ingredientes coloridos da época que aí vem
É que esta semana chega o verão, já cheira a férias e o calor promete alegrar os dias.
Adeus, tachos, refeições pesadas e digestões intermináveis, chegaram as saladas!
Alfaces, bem verdinhas, viçosas ou pintalgadas de roxo, serão a base; quem gostar pode também fazer a cama com canónigos, rúcula, chicória, espinafres tenros, …
A seguir, é só escolher os aromas, cores e sabores para completar o prato. Vou limitar-me a sugerir algumas delícias que poderão ser utilizadas, deixando a escolha concreta ao critério da vossa criatividade e paladar.
Começo timidamente, por sugerir ingredientes da horta: tomatinhos cherry, pepino, pimentos crus ou assados, milho, fios de cenoura, …
Aventuro-me agora a indicar sabores mais arrojados: anchovas, cubos de queijo feta, tomate seco, salmão fumado, sultanas, azeitonas, …
E porque não, num toque exótico, ousar antecipar a sobremesa? Maçã, ananás, pêssego, uvas, melão, …
Para finalizar, mas não menos importantes, porque dão uma graça muito especial à salada, sugiro uma chuva de sementes de linhaça, ou de sésamo, ou de abóbora, …
Costumo temperar apenas a base, antes de acrescentar os demais ingredientes mas, por vezes, no final, ainda junto algumas ervas aromáticas frescas, como salsa, hortelã, manjericão, …
O que importa é que misturem as cores sem medos! Dizem que, quanto mais colorido o prato, mais saudável! E, o principal: vivam um verão intenso e feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por enriqueceres o meu petisco com as tuas deliciosas palavras...
Se, por qualquer motivo técnico, não conseguires publicar aqui o teu comentário, envia-o para petiscosdeletras@gmail.com