sábado, 30 de junho de 2012

- Anda, Luzia!

Dizem que é verão, mas talvez se tenham enganado!
Apesar de não ser grande adepta do calor, confesso que tenho saudades do sol, e de sentir a sua energia positiva.
Talvez por isso, dou comigo a sonhar com a Andaluzia… tenho uma imensa curiosidade de conhecer esta região de Espanha e a sua cultura mas, a menos que me toque a sorte num qualquer sorteio da Misericórdia, sei que irei adiar a visita por algum tempo.
No entanto, e adaptando um velho ditado: “se eu não vou à Andaluzia, vem a Andaluzia à minha mesa”!
Vou preparar um gaspacho, essa deliciosa, refrescante e saudável sopa exótica!
Começo com as cores da nossa bandeira: descasco dois tomates bem vermelhinhos e dois pepinos bem verdes, e retiro-lhes as sementes; tiro também as sementes a dois pimentos, um verde e outro vermelho, e parto tudo aos pedacinhos.
Junto uma cebola, um dente de alho, o miolo de um pão velho, e temperos a gosto: azeite, vinagre, sal, pimenta, orégãos, cominhos, … E, por fim, água fresca q.b.
Coloco tudo no liquidificador, e passo até obter a sopa.
Quando o calor vier, poderei servir o gaspacho num copo de cocktail, com umas pedrinhas de gelo mas, para já, como ainda faz fresco, vou limitar-me a acrescentar uns croutons e quadradinhos de pimento e cebola.
- Anda, Luzia! Vamos provar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por enriqueceres o meu petisco com as tuas deliciosas palavras...
Se, por qualquer motivo técnico, não conseguires publicar aqui o teu comentário, envia-o para petiscosdeletras@gmail.com