sábado, 5 de maio de 2012

De olhos em bico

Viajar é um dos prazeres da vida, mas é um passatempo dispendioso, por isso, a maior parte dos mortais tem que encontrarar formas alternativas de desfrutar dele.
Uma dessas formas é a leitura de um bom livro; daqueles que nos envolvem de tal forma que, ao terminá-los, há que como que "fazer o luto" para conseguir abraçar uma nova aventura.
Outra forma de viajar é através da multiplicidade de sabores. Provar petiscos de outros cantos do mundo aproxima-nos da sua cultura, do seu modo de vida.
Aliando um e outro modo, e mantendo a onda étnica da passada semana, convido os meus queridos leitores a voarem comigo até aos sabores do Oriente, em mais uma receita simples mas que costuma agradar.
Comecemos por picar alguns dentes de alho. Idealmente, utilizaríamos um wok, mas como não disponho de tal instrumento de cozinha, um prosaico tacho servirá na perfeição! Escondo o seu fundo com um fio de azeite, e quando este aquecer, junto os alhos picados.
Antes que fiquem dourados, acrescento gambas sem casca, mas com cabeça e rabo. Deixo saltear, temperando-as com um pouco de pimenta branca.
Minutos depois, junto uma prática embalagem de mistura de vegetais chineses congelados, que me poupam largos minutos a partir cenoura, cebola, bambu, algas, alho francês, ...
(Confesso que a "paciência" não é o meu forte, e, muito menos, a "paciência de chinês"!)
Contrasto a bonita mistura de cores que criei com o tom escuro e salgado do molho de soja, e deixo estufar em lume brando.
Enquanto isso, preparo um ovo mexido. Reservo.
Aqueço um tacho com azeite e douro nele um dente de alho inteiro. Acrescento o arroz e deixo-o fritar até ficar translúcido. Aos poucos, junto água - apenas a necessária para fazer um arroz seco. Tempero com sal e misturo um punhado de ervilhas. Deixo o arroz absorver a água, lentamente, enquanto se cozinha. Antes de estar pronto, junto o ovo mexido e cubos de fiambre, para alegrar a paleta branca e verde.
- Chop suey de gambas com arroz chau-chau à moda da Chef _I !

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por enriqueceres o meu petisco com as tuas deliciosas palavras...
Se, por qualquer motivo técnico, não conseguires publicar aqui o teu comentário, envia-o para petiscosdeletras@gmail.com