sábado, 21 de janeiro de 2012

Aquece-me!

Com este frio, não me ocorre melhor petisco que uma sopa quente!
A sopa aquece o corpo e também a alma, como inegável tradição que é, da cultura gastronómica do nosso país!
A minha favorita é a de espinafres e grão. Saborosa e nutritiva, é sucesso garantido à mesa.
Vou meter mãos à obra: a panela com água e sal vai já para o lume, pois este frio retarda o início da ebulição.
Do congelador, retiro grão que cozi na semana passada – que bem que sabe já ter adiantado esta parte! E… que surpresa! Ainda tenho espinafres; dos biológicos, que têm mais cor e sabor! Vou também usar alho francês congelado; é mais barato mas tem garantia de frescura e qualidade.
Descasco um pouco de abóbora. Admiro o seu laranja vivo, e pergunto-me se não irá adocicar a sopa… vou ser comedida ao acrescentá-la.
Olho para as batatas… as pobres ganharam fama de engordar quem as consome! Hum… como costumo utilizá-las para outros fins, vou optar por engrossar o meu manjar líquido com couve-flor, que é o tempo dela. Contemplo a sua alvura, enquanto separo os raminhos, um a um.
Entretanto a água já ferve, libertando um fumo pálido que se escapule através do exaustor.
Mergulho os ingredientes já preparados, e a água arrepia-se com a temperatura dos que ainda estão congelados! Aguardo que ferva novamente, tapando o tacho para, qual algoz, aprisionar os adores, os sabores e as vitaminas.
Quando os vegetais estiverem macios, vou desligar o lume e triturar tudo.
Já aspiro um aroma delicioso… e aumenta a minha vontade de saborear a sopa! Mas adio um pouco mais o momento esperado. Falta acrescentar um fio de azeite, dourado e espesso, em cru, e uns pequenos croutons  de alho.
Agora sim!
Delicio-me e aqueço…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por enriqueceres o meu petisco com as tuas deliciosas palavras...
Se, por qualquer motivo técnico, não conseguires publicar aqui o teu comentário, envia-o para petiscosdeletras@gmail.com