sábado, 4 de fevereiro de 2012

Os petiscos e a serra

Hoje sugiro que nos deliciemos com o que de melhor existe na Serra da Estrela, lá onde as ambiciosas montanhas persistem em querer tocar o céu; lá onde, para alcançar o cume, é preciso ser tão persistente como as montanhas!
Mas talvez sejam justamente as dificuldades que dão mais sabor aos produtos daquelas terras. O que não custa, não vale tanto!
Revivo a sensação esmagadora de subir a grandiosa montanha. A sensação de pequenez face àquele cenário incrível, onde já nem a vegetação prospera, e meto mãos à obra:
À roda da mesa, ou até num sofá, improvisando o sítio onde pousar os pratos, o que não pode faltar são duas coisas: os amigos, e boa bebida: um copo de vinho tinto português - no inverno - ou uma cerveja nacional fresquinha, no verão...
Há um sabor especial neste "petiscar daqui", "saborear dali", "repetir o preferido", "provar só para conhecer o sabor"...
Descaradamente, sem sequer tentar ocultar a minha incorrigível gula por queijo, elejo um queijo de ovelha amanteigado para o centro da mesa! O mais mole de todos, dos que escorrem e fogem da colher (mas não da minha boca!). Uma variedade de tostas e bolachas de água e sal que coloco em volta servir-lhe-ão de cama.
Preparo agora um pratinho de presunto fumado à moda antiga, laminado em fatias finas, para que se sinta melhor o seu intenso sabor a fumo. Um pratinho é pouco: vou preparar dois!
As morcelas de cebola, as farinheiras e os chouriços de carne estão prontos para assar quando chegarem os convivas. Quentinhos sabem melhor!

Encho pequenas taças com azeitonas de diferentes tamanhos e sabores. É difícil dizer de quais gosto mais...
Umas migas de grelos salteados com alho e azeite, vêm mesmo a calhar para acompanhar estas delícias!
Por fim, mas não com menos importância, distribuo pela mesa pão de várias cores e texturas, para encantar todos os gostos.
Guardam um segredo: para a sobremesa, reservei um requeijão, alvo como a neve, sobre o qual derramarei espesso doce de abóbora, da cor do sol, para derreter o paladar dos meus convidados…
Aprecio a mesa com deleite, e apetite!

- Estão a chegar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por enriqueceres o meu petisco com as tuas deliciosas palavras...
Se, por qualquer motivo técnico, não conseguires publicar aqui o teu comentário, envia-o para petiscosdeletras@gmail.com