sábado, 24 de março de 2012

Poções & outras tentações

Faz hoje uma semana que fiz esta receita, a pedido de uma amiga.
Se eu fosse uma grande chef da ribalta culinária, diria que é um exemplo da cozinha de fusão, mas como a minha verdadeira especialidade são as letras, digo apenas que é uma receita simples, com um cheirinho a Galiza.
A Galiza é a província espanhola que faz fronteira com o nosso verde Minho. Os galegos assemelham-se bastante a nós, mas guardam segredos intemporais - herança da cultura celta - de feitiços e bruxas, a quem chamam meigas...
Tranquilos! Esta receita só enfeitiça o paladar!
Comecemos por cobrir o fundo da panela com fluido dourado (vulgo: azeite). Deixemo-lo aquecer um pouco e juntemos meias luas de cebolas e dentes de alho (contra os feitiços) picadinhos É ouvi-los gargalhar sinistramente enquanto o calor os amacia!
Passados alguns minutos, acrescentam-se pimentos cor de sangue partidos em pedaços. Agora, à margem da receita original, pode funcionar a nossa criatividade e gosto pessoais: acrescentamos (ou não!) pimento verde, pimento amarelo, cogumelos (não venenosos!), curgete, cenoura ralada, milho, ervilhas, azeitonas, ...
Tempera-se com sal, pimentão-doce e açafrão.
Tapa-se o caldeirão - desculpem: a panela, reduz-se o calor e deixa-se estufar um pouco. Passados alguns minutos, junta-se atum em lata e volta a apurar os sabores.
Exceto quanto à parte “criativa”, este é um dos recheios típicos das empanadas  galegas.
Como não tenho a receita da massa tradicional, uso massa quebrada, da que se compra no supermercado. E aqui é que entra a verdadeira magia da receita: é só abrir a embalagem e a massa está pronta!
Forro uma forma redonda com a massa, pico-a, para que não enfole ao assar, e deito o recheio sobre ela.
Não vá o Diabo tecê-las, mais vale, depois de degustar esta receita (semi) galega, acabar a patuscada com uma tradicional queimada, para exorcizar os maus espíritos…
 "- Yo no creo en brujas..."

2 comentários:

  1. Olá,
    adorei o texto, cheio de inspiração!
    A criatividade é aquilo que a culinária tem que mais gosto, dar largas à imaginação, fundir paladares e aromas!
    Falta uma foto neste post.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Lenita!
      Criatividade também não te falta!
      Optei por não colocar fotos no blog porque ser boa fotógrafa está fora das minhas atribuições (e até ambições!), mas concordo que a parte visual é bastante importante.
      As fotos que publicas no teu blog são muito bem conseguidas e denotam muito bom gosto.
      Bjs

      Eliminar

Obrigada por enriqueceres o meu petisco com as tuas deliciosas palavras...
Se, por qualquer motivo técnico, não conseguires publicar aqui o teu comentário, envia-o para petiscosdeletras@gmail.com