sábado, 3 de março de 2012

Plasticina & salsichas!

Como aproveitar uma tarde fria e chuvosa em casa, com os miúdos? Preparando um petisco, é claro!
Eles vão adorar meter a mão na massa - literalmente! - e provar a sua obra, no final. Irão também, desta forma, saborear o prazer do trabalho; o que nos custa a ganhar tem outro gosto!
Ingredientes: bom humor, paciência, os moldes das plasticinas, uma escova para tirar a farinha da roupa no final... Bom, estes são os ingredientes gerais; passemos então aos específicos:
Comecemos por peneirar a farinha e o fermento. Podemos fazê-lo ao ritmo de um sambinha, ondulando todo o corpo à medida que agitamos o passador! O calor do samba contrastará com a brancura nívea que se desprende em pó fino.
Junta-se margarina, leite e sal, para travestir a farinha numa massa.
O melhor é colocar os ingredientes num recipiente, porque a experiência ensinou-me que fazê-lo sobre a bancada significa criar um rio transbordante de leite!
Confesso que vem agora a parte de que menos gosto: misturar a secura da farinha com o toque hidratante da margarina e a humidade do leite... os ingredientes como que lutam contra a agregação a que estão a ser forçados, colam-se aos dedos, só para aborrecer, resistem... Desviar a atenção para o par de olhos pequeninos e ávidos que nos seguem irá certamente diminuir a incomodidade da tarefa!
Finalmente, depois de muito amassar e bater, habemus massa!
Uma parte é logo separada para os pequenitos brincarem com os seus moldes de plasticinas; poderão fazer bolachinhas de massa.
Quanto ao resto, estende-se com o rolo, e cortam-se tiras da largura das salsichas. Enrolam-se as salsichas, como que para protegê-las do frio que faz lá fora. É melhor pressionar um pouco a zona de união da massa, para que, com o calor do forno, não haja a tentação de o agasalho se desapertar. Parte-se cada rolinho em duas ou três partes, conforme o tamanho da salsicha, e coloca-se num tabuleiro untado e enfarinhado.
Antes de ir ao forno bem quente, pincelam-se os rolinhos com gema de ovo desfeita num pouco de leite.
- Meninos! Para a mesa!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por enriqueceres o meu petisco com as tuas deliciosas palavras...
Se, por qualquer motivo técnico, não conseguires publicar aqui o teu comentário, envia-o para petiscosdeletras@gmail.com